02/12/2011

Inclusão Digital pelo Brasil

capa%20mat%C3%A9ria[1] Monitores do Centro-Oeste são estimulados a desenvolver projetos comunitários
Termina o Encontro Presencial de Monitores do Centro-Oeste, em Brasília. Cheios de idéias e novas informações, os participantes retornam às suas cidades com a missão de aplicar o conhecimento adquirido e pensar em novas maneiras de tornar o projeto comunitário, que irão elaborar, em uma ferramenta de desenvolvimento local.
Na sexta-feira (22), os monitores se dividiram em grupos e destacaram necessidades existentes nas comunidades. Sob a condução de Silvana Lemos, coordenadora pedagógica do Polo Centro-Oeste, os monitores participaram de dinâmicas que tinham como objetivo estimulá-los a usar a criatividade nesse processo.
Silvana deu exemplos de projetos que tornaram os telecentros, além de tudo, um ponto de apoio para a comunidade. Para ilustrar a informação, foi exibido o fruto de um dos projetos. Em Caxias do Sul (RS), por um tempo, as grávidas preocuparam as autoridades locais. O motivo era que elas não estavam fazendo o pré-natal. A prefeitura entrou em contato com os responsáveis pelo telecentro e pediu apoio. Foi quando tiveram a idéia de aliar auto-estima e saúde. O projeto consistia em oferecer às grávidas um book fotográfico – somente aquelas que faziam o pré-natal.
A ideia deu super certo. O índice de grávidas fazendo o pré-natal aumentou radicalmente e elas puderam ter esse registro especial da gestação.
Empolgados depois de ouvir o relato, os monitores manifestaram suas novas idéias. Bolaram projetos de rádio comunitária; valorização à cultura local como o resgate da dança Suça na comunidade quilombola Kalunga, incentivo a leitura; cineclubes nos telecentros para proporcionar mais lazer, projeto voltado para idosos; brinquedoteca para incentivar a participação de crianças; teatro, entre outros.
O coordenador do Polo Centro-Oeste, Vilmar Simion, comemorou o resultado. “Conseguimos alcançar o objetivo que era fazer com que eles entendessem o projeto e tivessem o máximo de informações. Foi tudo muito produtivo”, destaca.
Silvana Lemos ressaltou que a interação do Encontro Presencial proporcionou mais um incentivo para atuar melhor no telecentro e rendeu também mais credibilidade para a formação online. “Fiquei muito feliz com os resultados e com as idéias que nasceram aqui. Muitas são simples, mas bem palpáveis”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.