03/01/2012

Android é o cara!

android-apps[1] Android mantém liderança no mercado

de OS mobile americano

Segundo um recente levantamento divulgado pela comScore, o Google lidera, com folga, o mercado de OS mobile nos Estados Unidos. De acordo com os números divulgados, o Android tinha, em novembro¹ de 2011, nada menos que 46,90% do mercado, um aumento de 3,10% em relação ao mês de agosto² do mesmo ano. A segunda colocação no mercado americano fica com a Apple, cujo iOS obteve um crescimento de 1,40% e alcançou a marca de 28,70% de market share.

Em seguida, na terceira colocação, está a RIM, desenvolvedora do BlackBerry OS, que perdeu uma participação significativa e chegou a 16,60% do mercado. Logo atrás, está a Microsoft, com o Windows Phone, que abocanhou uma pequena fatia de 5,20% com perda de 0,50% em relação ao período anterior.

A guerra entre os maiores fabricantes de smartphones também continua a todo vapor. Segundo a comScore, em novembro¹ de 2011, a Samsung ocupava o topo entre as marcas de smartphones mais vendidas, atingindo 25,60% do mercado. Em segundo lugar, com 20,50% de participação, está LG e, em terceiro, a Motorola com 13,70%.

A Apple, que figura em segundo lugar entre os OS mobiles mais utilizados, ocupa a quarta colocação em número de equipamentos vendidos, com 11,20% market share. Na lanterninha, está a RIM, com apenas 6,50% de participação no mercado.

Além da comparação entre os smartphones mais vendidos e os sistema operacionais móveis mais utilizados, a comScore divulgou, também, de que maneira os americanos estão utilizando os seus gadgets. Segundo o levantamento, 72,60% dos usuários enviaram mensagens de textos (SMS), 44,90% baixaram algum tipo de aplicativo, enquanto 44,40% utilizaram os equipamentos para navegar na internet, 33,00% dos usuários acessaram sites de redes sociais e blogs,  29,70% utilizaram os dispositivos para jogar e 21,70% para ouvir música.

Particularmente, não gosto das comparações feitas sobre a participação de mercado dos sistemas operacionais móveis, uma vez que há centenas de aparelhos, de vários fabricantes, rodando o Android, enquanto o iOS é executado apenas nos dispositivos vendidos pela própria Apple. Todavia, não há como ignorar o crescimento vertiginoso que o Android vem angariando, mês após mês, no mercado de OS mobiles.

Ao mesmo tempo, acredito ser importante destacar que, boa parte da participação no mercado alcançada pela Samsung, se deve ao fato de a empresa vender muitos modelos que contam com o Android embarcado. Isso permite que haja a venda de equipamentos de entrada, o que permite popularizar ainda mais a fabricante e o sistema móvel.

¹ os números representam uma média dos meses de setembro, outubro e novembro | ² os números representam uma média dos meses de junho, julho e agosto

Fonte: Ricardo Fraga

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.