23/11/2007

UBUNTU SEJA LIVRE

Ubuntu diretamente traduzido significa, "humanidade para com os outros".








Fundada no dia 8 de julho de 2005, por Mark Shuttleworth e a Canonical Ltd. e a Ubuntu iniciou suas atividades com um aporte inicial de dez milhões de dólares, a finalidade da fundação era garantir apoio e desenvolvimento a todas as versões posteriores à 5.10. Baseado na distribuição Debian, a proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operacional, que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. Patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu diretamente traduzido como "humanidade para com os outros". Atualmente uma organização cuida para que cópias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos, o Ubuntu é distribuída gratuitamente, aos usuários além de ser isenta de qualquer taxa. A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nível de dificuldade. Há vários meses a distro Ubuntu está em primeiro lugar no Distro Watch, site especializado em catalogar o desempenho e uso das milhares de distros Linux.




No ultimo dia 18 de Outubro a Canonical Ltd. anunciou o lançamento da versão 7.10, está versão também conhecida por "Gutsy Gibbon", está disponível para download gratuito para as arquiteturas x86, PowerPC (utilizada nos computadores Apple até 2005/2006) e x86-64 (conhecido também como AMD64 ou EM64T). Qualquer uma das versões ocupa apenas um CD, o que torna este sistema muito fácil de copiar, a atualização e instalação de mais programas poderá ser realizada via ligação internet, num processo fácil e em ambiente gráfico. Para quem pretenda experimentar o sistema sem o instalar no disco rígido, o sistema corre/roda como um Live CD diretamente do CD, sem necessidade de ser instalado. Pode-se instalá-lo a partir de um pen drive também (www.pendrivelinux.com). Neste caso sua utilização se torna mais lenta e destinam-se essencialmente a proporcionar um primeiro contato com o Linux, seus programas incluídos e saber quais programas podem ser eventualmente instalados; além de ser útil para manutenção de hardware. Uma nova versão do Ubuntu é lançada semestralmente, e cada lançamento tem um nome de código e um número de versão. O número de versão é baseado no ano e no mês de lançamento. Por exemplo o Ubuntu 4.10 foi lançado em Outubro de 2004.

Download >>



0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.