20/06/2008

Bonecos orientais gigantes começam a ganhar as ruas de SP











Com até 1,8 metro, eles estarão em diversos pontos da cidade. Homenagem é pelo centenário da imigração e exposição vai até agosto.

Por Monsterss

Não se assuste se ao caminhar pela Avenida Paulista você esbarrar com um boneco gigante de olhos puxados. Ele também estará na Praça da Sé, no Metrô Tatuapé (Zona Leste) ou no Parque Villa Lobos (Zona Oeste). Ao todo, 25 deles serão espalhados por diversos pontos da capital paulista, como mais uma homenagem pelo centenário da imigração japonesa. Os brinquedos, que podem ter entre 1,5 metro e 1,8 metro, decoram São Paulo até agosto.

A criação é do designer de brinquedos Wilson Iguti, que faz a chamada “toy art”. Normalmente, ele faz bonecos de 15 cm, em vinil, mas os que serão expostos são de fibra. Os dois primeiros foram colocados nesta quinta-feira (18) no bairro da Liberdade, tradicional reduto oriental em São Paulo, e na Praça da Sé, outro ponto turístico bastante conhecido. “Cada boneco é customizado”, contou Moraci Mariano, que trabalha com Iguti na confecção dos brinquedos.

Os detalhes pessoais saem das mãos e de grafiteiros, designers e cartunistas, como Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. “Eles aproveitaram o esteriótipo do cabelo espetado e do rosto achatado do japonês”, explicou Mariano. A idéia, que vem sendo chamada de Japão Brasil Parade, foi inspirada na Cow Parede, exposição de vacas gigantes que passou por cidades como Zurique, na Suíça (onde surgiu o movimento), Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, além de São Paulo.

"Segundo Mariano, os bonecos gigantes serão leiloados ao fim da exposição na rua. A verba vai para projetos sociais com crianças e adolescentes."
Fonte: G1