02/09/2008

Cururu é Digital

" Tablados rangendo aos pés descalços, com suas saias rodadas multicoloridas, e os gritos ardentes das mulheres esvanecidas, ao som da viola, do mocho, e ganza. "




Por Monsterss
O que acontece quando unimos, o tradicional com o moderno. Bem está resposta somente estando, vendo e sentindo o timbre do mocho para se saber, não é algo que podemos descrever, ou simplesmente dizer, é preciso viver, e ouvir. Quando famílias inteiras se unem em nome de uma tradição, de uma crença. Tablados rangendo aos pés descalços, com suas saias rodadas multicoloridas, e os gritos ardentes das mulheres esvanecidas, ao som da viola, do mocho, e ganza. Gritos, gritos e mais gritos, giros, giros e mais giros é o cururu, não é o Siriri, minha gente é os dois hora Cururu, hora Siriri dança, dança minha gente vibra a tradição.





Para muitos o Festival, que teve inicio no ultimo dia [28] pode ser somente um espetáculo de dança, com muita comida, muita saia rodada, e muita gente vibrando mas para estas pessoas que a muito esperavam este momento, este acontecimento ocorre de forma única. Pois esta é a chance de mostrar ao mundo,seja por meio de uma simples imagem, seja por um vídeo mesmo que de forma amadora, seja como for eles estavam lá, alinhados e ansiosos por uma chance, a espreita de um momento único, que lhes revele ao mundo. E por tal motivo este festival inicia o marco dos festivais digitais onde, o público se depara não só com o lado cultural mas também com o tecnológico em uma mistura quase que hibrida entre o tradicional, e o contemporâneo. Isso graças a união de projeto de ID que existem hoje em nosso pais, um exemplo fora a parceria entre Governo Federal e Governo Municipal através do projeto Casa Brasil, que leva para os festivais populares seu tele centro, onde através deste ocorre a inclusão tecnologia, e sócio-cultural de pessoas que na sua grande maioria nunca tiveram o contato com um computador. Com o auxilio da politica de software livre, milhares de pessoas foram atendidas por dia, seja por meio de simples joguinhos, ou por meio de sites de pesquisa todos puderam ter o acesso livre, com a instrução continuada dos bolsistas.













Onde muitas pessoas que estavam somente acostumadas com mundo POP'roll dos dias atuais, se deparam com mochos, ganza, viola de cocho, danças e gritos que contam uma historia revelam a verdade, de um povo onde este não é somente consumido, e sim repassado de pai para filho. Isso chama-se Inclusão Cultural para pessoas não muito acostumadas o efeito boom ainda é forte, e para pessoas que nunca tiveram sequer o contato com um computador o Festival também lhes proporcionou tal experiência, com isso chegamos a um contexto único, este fora um evento para todos os gostos, e crenças não há do que reclamar. Afinal o Cururu também é Digital


0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.