13/11/2008

SERÁ A MORTE DA BLOGOSFERA

Na continuação da proposta de Paulo Querido (Mas certamente que sim!), sobre a morte da blogosfera, vi outra referência sobre o mesmo tema, e no mesmo dia, no blogue da enciclopédia Britannica.


Considera Nicholas Carr que a blogosfera parece ter entrado na sua crise de meia-idade: o que parecia fresco e cheio de novidade em 2004 é agora familiar e cansativo. Mas Carr vê mais adiante: se continua a haver um conjunto de bons blogues, inscritos num espaço público mas aberto à intimidade e à observação pessoal, o argumento de que os blogues estão fora dos media tradicionais desapareceu. Diz o mesmo articulista que a maioria dos blogues mais populares são empresas comerciais com equipas de escritores e jornalistas, com agressivas operações comerciais e com estratégias de links para outros blogues com objectivos idênticos. E acrescenta: alguns são bons, outros são aborrecidos.


Parece que a ideia romântica da blogosfera - onde cada um escreve o que pensa ser útil e o partilha com outros, formando uma comunidade - está rapidamente a desaparecer. Poderá ser. Mas não esqueço uma coisa - o ano está a acabar, os media mais fortes precisam de uma palavra-chave ou acontecimento ou ideia do ano enquanto marca deste 2008 e, certamente, a palavra blogue não vai ser a eleita. Por isso, procura-se afanosamente uma outra. Será o Twitter, que casa mais convenientemente a internet com o telemóvel?


Eis um dos motivos para amanhã estarmos no IV Encontro dos Blogues, na Universidade Católica - a discussão do futuro da blogosfera (passe a publicidade e fazendo uma declaração de interesse, dado eu ser um dos organizadores). Esperamos que muitos blogueiros estejam presentes!


Fonte: Indústrias Culturais

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.