21/12/2008

Assim nasce o Papai Noel

Conta a lenda que Nicolau se sensibilizou com a história de três irmãs que não tinham dotes para os casamentos e, como o pai era um homem pobre, estas seriam entregues à prostituição.



No texto Advento – esperando o Natal, eu comentei sobre a tradição de se comemorar o aniversário de Jesus em 25 de dezembro e a origem pagã da data. O texto seguinte, Presépios – o cenário do Natal, apresentava a história do símbolo natalino que remete ao local do nascimento de Cristo e como foi a sua aceitação pela Igreja. Hoje a reflexão é sobre São Nicolau de Bari, o bispo católico que serviu de inspiração à figura comercial do Papai Noel.



A Igreja Católica festeja o santo em 6 de dezembro e , neste dia, na Alemanha, as crianças são presenteadas com guloseimas. Nicolau nasceu em Patara, na Licia (atual Turquia) e viveu durante os reinados dos imperadores romanos Diocleciano, Maximiano e Constantino, o imperador cristão. Durante a perseguição aos cristãos, Nicolau foi preso sob a acusação de tentar propagar o cristianismo ilegalmente e sua libertação só aconteceu no reinado de Constantino.


Conta a lenda que Nicolau se sensibilizou com a história de três irmãs que não tinham dotes para os casamentos e, como o pai era um homem pobre, estas seriam entregues à prostituição. A fim de evitar a humilhação das moças, Nicolau teria providenciado secretamente presentes que serviriam de dotes. Esta seria a origem do costume europeu de ofertar presentes muito antes do Natal e a associação de Nicolau à figura do Papai Noel, que foi usado comercialmente para aumentar o volume de compras no fim do ano. [ Ler Mais ]

Fonte: leio omundo assim

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.