16/12/2009

Via Sacra Contemporânea, arte aos olhos de Cuiabá

Ação Cultural é única instituição de Mato Grosso contemplada com Edital Arte e Patrimônio do IPHAN

Por Assesoria
Ação Cultural


Unir a arte visual contemporânea com o patrimônio histórico cultural e universal. Foi com essa proposta que a Ação Cultural – Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – teve o projeto “Via Sacra Contemporânea: arte nos Muros do Museu de Arte Sacra” como única contemplada de Mato Grosso no Edital Arte e Patrimônio 2009, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por meio do Paço Imperial, com patrocínio da Petrobras e ainda integrado ao Brasil Arte Contemporânea, do Ministério da Cultura.

O projeto consiste em reproduzir a Via Sacra nos muros externos do complexo arquitetônico do Seminário da Conceição usando arte contemporânea. Os atos, que são 15, serão pintados por Adir Sodré, Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jonas Barros e Regina Penna, que ficaram responsáveis por três atos cada. Após a produção das 15 telas o designer gráfico Augusto Figliaggi unirá os trabalhos em uma obra única, que será reproduzida em grande escala no muro do complexo. Como curadora do projeto está a crítica de arte Aline Figueiredo.

O Edital, lançado no primeiro semestre deste ano, encerrou suas inscrições em julho e no total foram 290 instituições de 24 estados brasileiros concorrendo a 10 vagas. Em Mato Grosso o projeto “Via Sacra Contemporânea” será lançado oficialmente no dia 17 de dezembro, às 19h, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso à seus patrocinadores, artistas participantes, autoridades e sociedade. Na ocasião haverá a apresentação do projeto, exposição das 15 telas e projeção da obra única.

Na região Centro Oeste, além de Mato Grosso, o Distrito Federal foi contemplado com o projeto “Futuro do Pretérito”, de Brasília, que consiste em realizar pesquisas fotográficas das transformações ocorridas na Capital Federal, e Goiás foi contemplado com “Lençóis Esquecidos no Rio Vermelho”, que analisará fotos antigas das lavadeiras da Cidade de Goiás e fará intervenção urbana na cidade, estabelecendo contato entre passado e presente.

Entre outros projetos selecionados estão “Pedregulho” e “2005-510117385-5 - um livro de artista”, ambos do Rio de Janeiro, “(Re)Invenção de uma cidade” e “Caminho das Águas”, os dois do Espírito Santo, “Bordas do Patrimônio: residência Artística em MG - João Maria Gusmão e Pedro Paiva”, de Minas Gerais, “Arte-espiritualidade”, de São Paulo, “entreExtremos – projeto Árvore em Residência Parque Nacional da Serra da Capivara”, do Piauí e “Caminho das Águas”, que acontece ao mesmo tempo no Espírito Santo e em Santa Catarina.

Para a coordenadora da Ação Cultural, Viviene Lozi, a escolha do projeto vem para beneficiar a sociedade. “O Via Sacra Contemporânea foi dividido em duas etapas. Houve primeiro a seleção dos artistas e, depois, cada um pode escolher o ato que queria reproduzir. Esse foi o primeiro passo. Em seguida Aline Figueiredo, como curadora, decidiu que a ressurreição, ao invés de ser o último ato, ficaria no meio, já que a proposta é trazer esse lado contemporâneo mesmo à obra. Além disso haverá o trabalho do designer, um grande diferencial. Então, acredito que a intervenção que ocorrerá no muro vai mostrar o quanto a obra de arte tem o poder de se comunicar e quem mais ganha com isso é a sociedade, que terá na paisagem urbana uma obra de arte belíssima”, afirma.

Após o lançamento as obras continuarão expostas no Museu com visitação aberta ao público. A exposição fica até o dia 28 de fevereiro e a entrega da obra de intervenção no muro será no dia 31 de janeiro, quando finda a Folia de Reis.


Do Lançamento

O que: Lançamento do projeto “Via Sacra Contemporânea: Arte nos Muros do Museu de Arte Sacra”
Quando: 17 de dezembro de 2009
Onde: Museu de Arte Sacra
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: 3028 6285

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.