20/01/2010

Campus-party paraiso dos blogueiros.

 

O futuro dos blogs

Hoje em dia, os blogs já são considerados uma das principais ferramentas da Web2.0, constituindo uma dinâmica de rede social onde os internautas têm novas possibilidades de gerar conteúdo, organizar informações e interagir com outros usuários.
É por isso que os blogueiros não podem ficar de fora de mais uma edição da Campus Party, mundialmente reconhecida como o grande encontro das comunidades da Internet. Criada na edição brasileira em 2008, o CampusBlog é uma área voltada para o debate, a troca de experiências e a interação de blogueiros de diferentes setores.
Aqui, você vai encontrar autores dos principais blogs corporativos, pessoais e jornalísticos e atividades diversas sobre novidades, tendências e tudo que acontece na blogosfera mundial.
Entre os temas deste ano estão: a influência do uso de celulares e dispositivos móveis na produção de conteúdos para os blogs; a utilização das mídias sociais pelas corporações; o uso das ferramentas da Web2.0 na política, tendo em vista  as eleições em 2010; a discussão sobre esportes na rede e a participação cada vez maior de jornalistas esportivos, atletas e treinadores; a evolução das mobilizações sociais na rede; a presença de celebridades nas mídias sociais; e muito mais! Participe!


Oficina
Introdução ao blogging
Todo dia, na área de Blogs, um tutor disponível para dar as dicas para quem quer começar ou melhorar seu primeiro blog.
Painel
Grande rede, pequenos produtores
As crianças de hoje em dia parecem ter lido um manual de instruções dentro da barriga de suas mães antes de nascer. Como elas interagem com a Internet? Discutir a atuação de redes sociais voltados para esse público e convidar “blogueiros prodígio” para compartilharem suas experiências é o objetivo deste painel, que terá a participação de João Montanaro e Fábio Yabu , e moderação de Sam Shiraishi.
Painel
Mídias sociais nas corporações
Cada vez mais empresas buscam marcar presença no universo das mídias sociais, seja criando blogs corporativos, seja realizando campanhas em redes sociais. Como fazer isso sem ser intrusivo? O painel terá a participação de Beto Aloureiro, Danillo Ferreira, Jair Tavares e Wagner Fontoura.
Painel
Blogs e esportes: uma caixinha de surpresas?
Em ano de Copa do Mundo, vamos reunir jornalistas esportivos, atletas e treinadores que usam a rede para discutir esportes e compartilhar suas vivências, com a presença de nomes que usam ativamente blogs e Twitter. Confirmada a participação de Daniel Perrone e Jones Rossi.
Painel
Jornalismo na rede
Como os grandes portais têm lidado com blogs? Como os blogueiros, que nem sempre têm estrutura financeira e material para produzir conteúdos inéditos, aproveitam os recursos das mídias sociais em suas reportagens? O que jornalistas têm a aprender com blogueiros, e vice-versa? Quais os cenários atuais com o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista? Participação de André Deak e Maurício Stycer, e moderação de Marcelo Soares.
Painel
Existe ex-blogueiro?
Com a ascensão de novas redes sociais e sites de microblogging como o Twitter, muitos blogs encerraram atividades. Por que isso está acontecendo? Qual o futuro da blogosfera? Participação de Tiago Dória e Gilberto Knuttz. /p>
Painel
Blogs e humor
Blogueiros têm muito a ver com comediantes de stand-up comedy: ambos dão a cara para bater em um local público, seja ele um palco de teatro ou a internet. Não à toa, blogs, videocasts, podcasts e tiras de quadrinhos online têm revelado tantos nomes para a TV. Do mesmo modo, blogs de humor como Kibe Loco, Jacaré Banguela e Malvados estão entre os mais visitados na rede. Já confirmaram presença Chico Barney e Arnaldo Branco, e Mr. Manson, como moderador.
Painel
Cibercultura e pesquisas sobre blogs e conversações online
Os novos cenários na comunicação sob o olhar de pesquisadores e acadêmicos, com a participação de Sérgio Amadeu (Casper Líbero), Rogério Christofoletti (UFSC), Sandra Montardo (Feevale) e André Lemos (UFBa).
Painel
O Direito e a internet
Cada vez mais blogueiros têm sido processados na Justiça. Como garantir a liberdade de expressão na rede? Reuniremos blogueiros, tuiteiros e advogados para discutir a possível criação de uma organização no Brasil como a Electronic Frontier Foundation. Participação de Marcelo Trasel (Martelada) e Jorge Araújo.
Painel
Blogs, redes sociais e celebridades
Portais de blogs como o BlogLog e o Portal MTV e a “invasão” do Twitter por celebridades como Xuxa, Luciano Huck e Marcos Mion vs a criação de “microcelebridades” que paulatinamente ganham os holofotes midiáticos por meio de vídeos no YouTube, blogs de grande audiência e a “bigbrotherização” de pessoas comuns que expõem suas vidas na rede do mesmo modo que as celebridades de TV. Este assunto será debatico na Campus Party neste painel com a participação de Bia Granja e Phelipe Cruz (Papel Pop).
Painel
Programando o futuro dos blogs e mídias sociais
Reuniremos programadores e designers responsáveis pela criação de novas ferramentas e plug-ins para blogs e redes sociais, para uma discussão acerca de novas tendências.
Participação de Vitor Lourenço, o designer do Twitter, Rodolfo Sikora, programador do iJigg e do Gengibre, e Marco Gomes, criador da plataforma de publicidade Boo-Box. Moderação de Manoel Lemos.
Painel
Is internet for porn?
Sexo, por mais que queiram afirmar o contrário, permanece sendo o assunto mais buscado na rede. Literatura erótica, a defesa das causas GLS, educação sexual: como blogs e mídias sociais lidam com um assunto tão comum, mas que ainda assim permanece sendo um tabu para uma expressiva parcela da sociedade?
O painel contará com a participação de @lini e Gustavo Gitti.
Painel
Transcendendo os textos: a evolução multimidiática dos blogs
Uma discussão a respeito do crescimento do aproveitamento de recursos multimídia. Algo natural, uma vez que, com que a expansão da banda larga no país e o fato de que a maior parte dos internautas brasileiros cresceu habituada a consumir áudios e vídeos mais do que textos, a tendência para os próximos anos é de que blogueiros utilizem cada vez mais peças de multimídia em seus posts. Participação de Fernanda Bruno.
Painel
Blogs de ciência
A consolidação do uso da blogosfera na divulgação científica e o fomento de debates sobre questões como sustentabilidade, aquecimento global e doenças epidêmicas, com a participação de Isis Nóbile Diniz (Xis Xis), Atila Iamarino (Rainha Vermelha) e Reinaldo Lopes (Carbono 14), e moderação de Carlos Hotta (Brontossauros em Meu Jardim).
Painel
A globalização no universo dos blogs
Este painel irá promover uma discussão ampla sobre a blogosfera no exterior e quais as diferenças entre os cenários lá fora e o que tem ocorrido aqui no Brasil. Participação de Francesco Cardi (WeblogsSL), Adriano Silva (Gizmodo) e Fábio Cipriani (Blog Corporativo), com moderação de Juliano Spyer.
Painel
Blogs, mídias sociais e política
Em ano eleitoral, vamos discutir sobre iniciativas como o Blog da Petrobras, o Blog do Planalto e os perfis no Twitter mantidos por políticos como José Serra, Aloizio Mercadante e Fernando Gabeira. Participação de Moriael Paiva (Talk) e Rodrigo Garcia (Modernização, Gestão e Desburocratização), com moderação de Pedro Doria.
Painel
Blogs e Cinema
A literatura de blogs está chegando ao cinema, livros baseados em blogs e filmes baseados em livros: há uma tendência? Além disso os canais sociais ajudam o usuário a decidir se vale a pena sair de casa, enfrentar filas e gastar um ingresso por aquele blockbuster tão falado? Para falar sobre isso, Chico Fireman e Diego Maia.
Painel
Mobilidade e dispositivos móveis: o futuro da internet?
Cada vez mais brasileiros usam celulares, smartphones e netbooks para acessar a rede. Como isso modificará o modo de acessarmos a rede? Qual a influência na produção de conteúdos para blogs? Que tipo de aplicações podemos esperar? Apple x Android como serão os primeiros rounds dessa batalha? Georeferenciamento e geomarketing, produção de conteúdo e publicidade baseado na localização do usuário, o que já temos em prática e o que podemos esperar do futuro? As respostas para estas perguntas serão debatidas neste painel, que terá a presença de Guilherme Tsubota , Nick Ellis, Marcelo Castelo e Breno Masi, e como moderador Rafael Sbarai.
Painel
Podcasts e áudio nas publicações
Podcasts e Blogs: concorrência ou convergência? Como maximizar a audiência de ambos através da sinergia entre as plataformas? Quais as características de um bom podcast? Como o áudio pode crescer independente de outras plataformas multimídia? Música, entrevistas, efeitos especiais: audio é muito mais do que o bate-papo do podcast, como explorar esses recursos? Participe deste painel e busque as respostas para estas perguntas junto com Maestro Billy e um membro do Podbility . Eduardo Sales Filho será o moderador do painel.
Painel
Case: Jovem Nerd
Em 2009, “eles” foram responsáveis pelo painel mais movimentado da Campus Party, ganharam todos os prêmios possíveis para um podcast no Brasil e alguns no exterior, recém ganhadores da categoria melhor blog pelo VMB (Vídeo Music Brasil – MTV).
Os blogueiros/podcasters/nerdsuperstars do Jovem Nerd e convidados apresentarão alguns cases que mantiveram suas carreiras no topo também em 2009, mostrando que não é uma questão de sorte ou talento, é preciso trabalho duro e dedicação para manter-se no topo. Venha, conheça seus ídolos e aprenda com eles. Participarão do painel Alexandre Ottoni, Deive Pazos, Rogério Bonfim (VirtualNet) e Eduardo Spohr (autor de Batalha do Apocalipse).
Debate
"Revolução de sofá"
ou evolução das mobilizações sociais?
Nesta debate, você vai saber mais sobre blogagens coletivas, mobilização de usuários no Twitter, o uso da rede para politizar novos cidadãos e a validade (ou não) de engajar internautas que nem sempre estão dispostos a sair às ruas para participar dessas atividades.
O que você pensa sobre isso? Venha ver o que pensa Rafael Ziggy (Movimento Blog Voluntário), Marcelo Vitorino (Doe Mais Clique) e Felipe Fonseca (Metareciclagem). Moderação de Jorge Rocha. 
  • Para ver mais assuntos sobre o Campus-Party clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.