22/02/2010

Arte Dígital será um dos temas da II Conferência Nacional de Cultura

Entre os dias 11 e 14 de março de 2010 será realizada a II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), cujo tema é “Cultura, Diversidade e Cidadania”. Nela haverá representantes eleitos nas Conferências Estaduais e nas Pré-Conferências Setoriais das áreas constituídas em Colegiados Setoriais e em grupos de trabalho ainda não formalizados, ligados ao Conselho Nacional de Política Cultural.

A Pré-Conferência Setorial das Artes Visuais, prevista para fevereiro de 2010, terá organização da Fundação Nacional de Artes, em parceria com o Colegiado Setorial de Artes Visuais, que, ligado ao Conselho Nacional de Política Cultural, atua como instância consultiva, de auxílio na elaboração e execução das políticas culturais para o setor.

Entre os principais objetivos da Pré-Conferência estão a elaboração de propostas e a eleição de delegados para a II CNC e, também, a renovação, por eleição, dos representantes do Colegiado Setorial. Dela participarão, com poder de voz e voto, 1 representante do poder público, indicado para tal, e 3 delegados da sociedade civil,  contabilizados por estado da federação.

Com o objetivo de ampliar a participação em torno da definição do processo de escolha dos representantes da sociedade civil, a Funarte e o Colegiado Setorial realizaram reuniões regionais com colaboradores locais, a fim de iniciar uma mobilização que possa contribuir para a boa representatividade e legitimidade das Artes Visuais na Pré-Conferência do setor.

 

Quem pode se candidatar a representante da sociedade civil na Pré-Conferência?
Podem se candidatar a representantes para a Pré-Conferência Setorial de Artes Visuais artistas visuais, críticos, curadores e produtores, com reconhecida experiência de atuação no setor.

Como será o processo de escolha dos representantes estaduais da sociedade civil?
Os interessados em elegerem-se representantes em seus estados deverão cadastrar sua proposta de candidatura em ficha disponibilizada na página virtual do Ministério da Cultura (http://www.cultura.gov.br). Os 3 representantes estaduais da sociedade civil na Pré-Conferência Setorial de Artes Visuais serão escolhidos entre as candidaturas recebidas, por comissão formada pela equipe do Centro de Artes Visuais da Funarte, que seguirá os critérios estabelecidos na portaria nº 4, de 3 de dezembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União.

Os estados da federação que realizarem suas próprias assembléias de eleição de delegados deverão encaminhar à Funarte as atas desses encontros. Para que os eleitos sejam validados, os documentos precisarão chegar à instituição até o dia 31/01/2010. O endereço para postagem é rua da Imprensa, 16, sala 1303, Centro, Rio de Janeiro, RJ – CEP. 20030-120. No envelope precisa constar “Pré-Conferência Setorial de Artes Visuais”.

Os representantes de cada estado estarão presentes na plenária da Pré-Conferência de Artes Visuais, com passagem aérea e ajuda de custos fornecidas pelo Poder Público, e deverão levar propostas para discussão. Entre suas prerrogativas constarão, ainda, a eleição de propostas e delegados para a II Conferência Nacional de Cultura, assim como a eleição dos 15 novos representantes do Colegiado Setorial de Artes Visuais.

Quem poderá se candidatar a membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais?
Na Pré-Conferência Setorial de Artes Visuais serão eleitos os 15 membros da nova composição do Colegiado Setorial e seus respectivos suplentes. Os candidatos deverão apresentar seu interesse em concorrer no momento de sua inscrição, no local de realização da Plenária da Pré-Conferência Estadual de Artes Visuais. O candidato a uma cadeira no Colegiado precisa, necessariamente, sair representante de seu estado na Pré-Conferência. O representante do Colegiado no Conselho Nacional de Política Cultural será eleito entre os 15 membros do novo Colegiado Setorial.

O Papel do Colegiado Setorial de Artes Visuais

O que são artes visuais? Quem conseguiria responder tal pergunta? Em plena confusão contemporânea ratificada pelo universo tecnológico, as fronteiras entre as linguagens artísticas estão cada vez mais frágeis e permutáveis, correspondendo às incertezas, às angústias e às posições dos artistas frente às questões das sociedades atuais.

Somada a essa aproximação entre as diferentes linguagens artísticas, há a preocupação crescente em afirmar a pluralidade como elemento fundamental das políticas públicas de Estado para a Cultura, o que contribui para ampliar a gama de manifestações merecedoras da atenção e dos recursos do Estado. Nesse contexto de dissolução dos limites entre arte popular e erudita, bem como entre as diferentes linguagens artísticas, ganham espaço os discursos de democratização do acesso à cultura. Democratização assim entendida como ampliação do acesso ao consumo cultural, democratização do acesso à produção artística em suas diferentes linguagens e, também, diversificação dos sujeitos que pensam e contribuem na execução dessas políticas públicas de cultura.

A preocupação com a pluralidade e democratização cria um contexto de oportunidades para o crescimento da organização das artes visuais em todas as suas manifestações. A organização do setor, ainda tímida se comparada à de outras linguagens, é elemento cada vez mais importante para que as artes visuais se firmem enquanto produto cultural e elemento das políticas públicas de cultura.

À nova formação do Colegiado Setorial de Artes Visuais caberá aproveitar esse contexto favorável para ampliar a mobilização e força participativa do setor, assim como consolidar a sociedade civil na função de agente ativo no delineamento das ações da área.

Ações do Centro de Artes Visuais da Funarte

A Funarte é uma instituição de fomento às artes e, dessa forma, entende que sua prioridade é incentivar e apoiar a produção artística no seio da sociedade. Paralelamente, passa pela instituição a formação do público e a qualificação dos agentes culturais nas suas várias instâncias. Desde os estudantes de artes e os professores das escolas universitárias até os produtores culturais, os críticos de arte, historiadores, pesquisadores, entre muitos outros profissionais atuantes dessa cadeia produtiva.

Como não tem o perfil de produtora de eventos, a instituição deve investir na estrutura de modelos de produção já existentes no país que necessitam de apoio, como as ações de pesquisa e experimentação no âmbito dos museus de arte, nos espaços alternativos de exposições e residências artísticas, nas revistas e periódicos de crítica de arte independentes, nas escolas oficiais e alternativas de arte que encontram dificuldade diante do estranhamento e até preconceito por parte de órgãos de financiamento público e privado tradicionais, principalmente quando assumem um caráter mais experimental das linguagens artísticas. É função da Funarte garantir o experimentalismo estético e conceitual na arte contemporânea.

Neste sentido, a instituição deve promover e debater os caminhos da arte contemporânea diante da convergência das grandes linguagens artísticas para encontrar o seu lugar institucional de fomento às artes no século XXI. São prioridades a Educação, a Pesquisa (como preservação da memória crítica e imaterial) e a Experimentação artística.

Para que se constitua uma política pública de longo prazo, as ações devem ter uma continuidade garantida. Essa é a condição fundamental para a consolidação e efetivo sucesso em relação ao que deve ser seu principal objetivo: a formação de uma platéia crítica para as artes. Consolidação que deve estar aliada à constante reflexão por meio de atividades pedagógicas capazes de contribuir para a qualificação não só do artista, mas principalmente do público. Arte e artistas precisam de público para fruição da obra artística.

É também atribuição de uma política desta instituição tratar outras áreas do conhecimento artístico visual, como arquitetura, design e moda, nos seus processos criativos, de formação e qualificação profissional, bem como no seu desenvolvimento, garantindo-lhe a experimentação conceitual e técnica.

Esta seria, na concepção deste Centro, a atuação prioritária da Funarte: o desenvolvimento de ações complementares às deste Ministério da Cultura, garantindo o financiamento constante e a permanência de apoio à produção artística, à reflexão e à pesquisa.

Fonte:Portal Funarte

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.