18/03/2010

Reflexões pós moderna.

Tempos pós-modernos e a crise das indústrias da intermediação cultural: existe vida cultural após o copyright?

No dia 28 de fevereiro encerrou-se o prazo para enviar propostas para o PROGRAMA CULTURA E PENSAMENTO 2009/2010 de apoio a debates presenciais. Várias entidades e pessoas juntaram-se para enviar o projeto: Tempos pós-modernos e a crise das indústrias da intermediação cultural: existe vida cultural após o copyright?, na linha temática: “LÓGICAS E ALTERNATIVAS PARA AS DINÂMICAS CULTURAIS no centro da economia e da sociedade”.

Curador Geral: Sérgio Amadeu da Silveira

Por Everton Rodrigues

Dia 15 de março a coordenação do edital de debates divulgou a lista de projetos habilitados para a etapa de pré-seleção e nossa propostas foi habilitada. Estamos expectativa de sermos pré-selecionados para participarmos da reunião com a comissão julgadora e, posteriormente, apresentar a versão final do projeto. A proposta já conta com o apoio das seguintes entidades: GEPsTAS/PUC/RS; Intervozes, SindBancários POA; ABRAÇO; e Brasil Autogestionário e movimento música para baixar (MPB).

O seminário proposto pelo projeto, pretende problematizar e construir vetores onde a cultura livre como forma de expressão e estética igualmente produtiva, identifique estratégias possíveis e emancipatórias, para isso se desenvolverá:

A) Três debates presenciais, partindo dos eixos trabalho, economia e cultura, abordando de forma ampla os temas da Cultura Livre, Comunicação, Autogestão, Economia Solidária, Redes Sociais e internet;

B) Oito relatos de experiências, sendo quatro por dia, onde entidades e atores com trabalhos e propostas similares aos objetivos do projeto, irão expor de forma presencial suas ações, dificuldades e acertos;

C) Intervenções: propostas de diversas linguagens que internas ao debate e evento, irão provocar as questões centrais do seminário;

D) O Seminário será transmitidas ao vivo pela rede digital integra, e seu registro será sistematizado em diversas mídias para uso e divulgação posterior;

Nosso principal desafio: “Pontos de Cultura, Rádios Comunitárias, Software Livre, Blogueiros(as) e Movimento Música Para Baixar, bem como, conceitos de “produção e produto imaterial”, Cultura Livre, Autogestão, redes de produção e Economia Solidária, são bases que necessitam avançar na elaboração e problematização de seus limites conceituais e infraestruturais, qualificando assim formas organizativas de gestão e produção, comercialização e circulação de bens, endógenas, emancipatórias, sustentáveis, viáveis para inserção e disputa de paradigmas no mercado.

Sendo assim, qual o projeto de Banda Larga, direito autoral, hospedagem de conteúdos, circulação de conhecimento/bens imateriais necessitamos? Qual o modelo mais efetivo e emancipado de organizar o trabalho imaterial? Como “valorar” a produção e circulação de um bem imaterial nas redes, texto, música, vídeo, equilibrando o acesso livre com uma remuneração justa do criador?” Esse é o nosso desafio.

Curadores(as) associados: Everton dos Santos Rodrigues(MPB), Marco Aurélio Weissheimer(Blog RSUrgente), Renato Rovai(Revista Fórum), Pedro Munhoz(Músico Trovador – Ex-coordenador de cultura do MST); Gustavo Henrique Silva Anitelli(Teatro Mágico), Gleny Terezinha Duro Guimarães(Coordenadora do GEPsTAS/PUC/RS), Eduardo Balbino Ferreira(Artista e produtor multmídia), Mauro Salles Machado(Diretor do SindBancários), Cíntia Pereira Barenho(Ambientalista- MMM e CEA), Lucio Uberdan(Brasil Autogestionário).

Leia mais no Blog Brasil Autogestionário

Fonte: MPB

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.