02/01/2012

A Copa do Mundo 3D em MT

 
Há dois anos, numa conversa entre amigos, conhecidos e desconhecidos, tive o desprazer de debater com a pessoa errada sobre a Copa do Mundo em Cuiabá. A Pessoa só faltou me agredir a pauladas, simplesmente por eu acreditar que não haverá Copa em Cuiabá, e vale lembrar que falei sob a presença de Cuiabanos e não Cuiabanos, que entenderam minha posição, mas o próprio nem de Mato Grosso era.

Assim começam os apelos bairristas que ainda assolam a nossa sociedade, do tipo: “Volta pra sua Terra”, “Pau Rodado” e o famoso “O que você esta fazendo aqui”, e não posso esquecer-me do “Aqui é que paga o seu salário”.

Será mesmo que por este motivo (de não ser de Cuiabá), não nos da o direito da livre opinião, em assuntos que dizem respeito a Cuiabá, ou a cidade em que moramos? De repente temos que perder o senso crítico, o direito de opinar? Até quando as pessoas vão confundir uma crítica social, com discriminação e preconceito? Mas isto é assunto para outra pauta, vamos falar sobre a Copa... que Copa?

VLT, o ônibus voador, com um sistema Europeu de transporte público, agora em Cuiabá. A Copa que vai mudar a vida dos Cuiabanos vai esquentar a economia e o turismo da cidade. Nossa, que “MARA”, parece mais uma propaganda da “TECPIX”. De repente viramos primeiro mundo.

Muito se fala, mas pouco se vê. Os projetos das obras de mobilidade são mirabolantes, bem desenvolvidos, agradam aos olhos, porém é quase surreal tudo isto sair do papel, tendo em vista o pouco tempo que nos faltam para a Copa do Mundo. Já estamos em 2012, e não vemos pessoas nas ruas trabalhando como é de se esperar. Barulhos de máquinas quebrando ruas e asfaltos, tratores desbravando terrenos, sirenes ligadas, fitas de “não se aproxime”, funcionários uniformizados e placas de “obras em construção”.
O que se vê, são programas de televisão locais fazendo matérias, filmando os paletós comentando sobre a obra, que esta “MARA”, e esta tudo sob controle, divulgam vídeos, imagens e mais imagens de como devera ficar.

Será que não da pra criar menos expectativa e mostrar mais serviço? Será que precisa mesmo de Land Rovers para a Copa? Um dos carros mais caros do mundo? São vários “serás” que poderia se escrever um livro... Um conto de fantasias talvez.

Nossa infraestrutura ainda é fraca, não temos praticamente sinalizações como nome de ruas, placa de trânsito, indicações de sentido, não tem o mínimo que uma capital que planeja sediar a Copa do Mundo deveria ter. O que temos, são cada vez mais ruas se transformando em buracos, que se transformam em crateras. (http://facebook.com/BuracosMT)

Estas obras de Mobilidade pra a Copa do Mundo, já deveria ter sido iniciada faz muito tempo. E as desapropriações, como estão? Vão criar um verdadeiro Caos para que tudo isso aconteça, e quem paga somos nós.

Ah, mas existem homens trabalhando no estádio e obras em desenvolvimento. Tudo bem, mas eu não estou falando do estádio. Acho que isso seria o mínimo não é mesmo? Afinal sem estádio não existe Copa. É como fazer uma festa de aniversário, onde o único presente nesta festa é o aniversariante, não existem convidados. Sem convidados não existe festa. Mato Grosso só esta garantindo o Aniversariante, mas e os convidados (estrutura mirabolante)?

E o nosso aeroporto que não suporta nem a chegada de uma delegação de um atleta de Ping-Pong?

Eu, assim como todos, espero de verdade que esta Copa aconteça e que eu seja surpreendido. Mas acho difícil que este lindo projeto 3D que ilustra este post vire realidade. Fico na torcida, fica o alerta, e #FICADICA, para que possamos abrir os olhos, e cobrar das autoridades menos “SHOW” e mais serviço.

1 comentários:

  1. Puxa,Wagner!

    Que bom haver pessoas que conseguem enxergar o tamanho do problema que a megalomania de alguns pode criar para o Brasil!

    Sei de problemas semelhantes em outras cidades, Manaus, por exemplo, e aqueles que têm outra visão, invariavelmente são atacados, assim como você foi.

    Todos torcemos para que dê tudo certo, mas a experiência nos mostra que desta vez, improviso não vai dar certo!

    abraço

    Betina

    ResponderExcluir

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.