21/08/2012

Reflexões sobre, o tal DJ. “ Afinal OQ “

O DJ Morreu? Viva o DJ! – Considerações sobre as mudanças do papel do DJ dentro do cenário da música atual

A ideia de escrever um breve panorama sobre o “DJ” perante a Música e a indústria do entretenimento vem amadurecendo há um bom tempo e quase foi assunto deste post, mas preferi separa-los para torna-los complementares.

O Inicio

O surgimento dos DJs remete às rádios e a própria invenção dos fonogramas (registros de sonoros) e que pode ser lida em um artigo na Wikipedia. Mas o inicio acima referido é o papel que a figura do DJ alcançou com a ampliação da música eletrônica em clubes e raves.

Diferentemente de uma banda de Rock, onde o fã já sabe quais músicas que poderão ser tocadas em um show, na virada dos anos 90/2000, o DJ era um verdadeiro pregador, um ser superior que trazia dadivas sonoras para os seus seguidores dançarem, sem uma mensagem racional, apenas um pulsante comando hedonístico para a diversão.

DAVE the Drummer já celebrou até casamento!

Nessa época, a comparação da figura do DJ com um verdadeiro celebrante de uma reunião religiosa era comum, até que a evolução tecnológica transformou tudo.

A tecnologia e a mudança

As mídias mudaram muito rapidamente, se há alguns anos se discutia CD ou Vinil, hoje já existem mil maneiras de um DJ se apresentar. A técnica se tornou um requisito secundário quando qualquer software providência a transição entre músicas, ressalva feita aos verdadeiros turntablistas, mas hoje isso já se trata de uma forma de arte diferente.

O acesso à música mudou completamente, através de grandes lojas online, servidores de distribuição de música pirata e principalmente a própria disponibilização de música de maneira gratuita através de “promos” ou ao publico em geral, tornou possível que todos pudessem ser DJs.

Quem quiser atacar, pode, resta saber se vai fazer gol.

Materia Completa (Factoide)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.