06/11/2012

Como planejar um blog de forma ideal.

 

Se for falar, por exemplo, de cinema, use um nome que tenha a ver com cinema.

Bom quando falamos blog pensamos logo em seu designer na aparência, e se terá mais de mil acessos por dia, claro que este é o sonho de muita gente ai então logo lembramos de sites fantásticos cheio de cores, movimentos, sons, animações, que acabam parecendo muito mais um desenho de animado do que somente um site. Grandes partes destes sites são feitos com softwares como photoshop, flash, after efects, além de outros muito avançados, mas ferramentas não são tudo, pois para se chegar ao produto exato os designers, tem que passar por alguns meses de muito planejamento.

Durante o processo de planejamento e elaboração de um blog o designer conta com a ajuda dos profissionais que ficaram responsáveis pela parte administrativa do blog, planejamento cronológico, projeto de marketing, cada um destes profissionais trabalha de forma independente, e ao mesmo tempo de forma colaborativa onde cada um deles tem de se comunicar entre eles para se chegar ao produto final e tentar se manter dentro do que chamamos de “Ideal e Real” onde no ideal, o produto esta exatamente como o pensado durante o projeto de criação, e o real se mantém de forma que ele realmente pode funcionar.

Planejamento de Ideia

Escolhendo o as ferramentas

Com a evolução da web, temos hoje em dia uma gama muito grande de sistemas e ferramentas que podem nos ajudar, algumas são gratuitas, outras são pagas mas geralmente fazem o mesmo serviço e no final tem o resultado quase que idêntico, tirando é claro alguns serviços que independem de serem ou não gratuitas, pois dependerá de cada fabricante. Atualmente temos o Blogger (Google) usado por muitos usuários e que atende exatamente aos requisitos mínimos para se ter um blog, além de integrar-se com muitos Apps existentes no mercado virtual, e na minha opinião é o melhor, por ser fácil de usar e de entender seu funcionamento, outro serviço bem conhecido é o Wordpress este também tem uma versão gratuitas, mas é bem mais complicado para um usuário iniciante além de que não podemos manipular seu código, deixando o usuário na mão de uma configuração padrão.

Escolha do nome e tema

Antes de qualquer coisa, antes mesmo de sentarmos na frente de um notebook, ou computador devemos pensar sobre o que nosso blog ira tratar, ou seja, o tema que o mesmo irá tratar; Neste ponto vem a grande dúvida, já que dentro da web existem uma gama infinita de blogs e temas, e cada um deles nasce e morre da mesma forma que folhas caem de arvore.

“Nome e tema tem tudo a ver” Pense em um tema que você se sinta seguro em abordar, não tente falar de culinária de você nem mesmo sabe como fritar um ovo, e não quebrar a gema.

Se for falar, por exemplo, de cinema, use um nome que tenha a ver com cinema.

Pensando no público

Mas como citei a cima, já que tratar de um assunto, ao qual ninguém nunca tratou é um tanto quanto complicado tente usar uma linguagem diferente pois este será o seu diferencial, mas cuidado com a forma de linguagem que você irá abordar, a forma de se expressar, de um jovem é diferente da forma de se expressar de uma criança, por tanto antes de pensar como irá escrever pense no seu público alvo.

O seu público é quem falará mais tarde do seu blog, por tanto são uma grande forma de divulgação se o tema e a forma de falar sobre este tema não for bem planejado, tudo poderá ir por água abaixo, um produto mal elaborado terá uma divulgação negativa. Se você vai a um restaurante e é mal recebido com certeza falará aos seus amigos que o atendimento foi péssimo, o que também ocorre quando se é bem atendido, você falará aos seus amigos sobre o atendimento nota dez.

“Conversar com seu público é uma ótima maneira de garantir que ele sempre voltará ao seu blog”

Pensando na cara do blog

Algumas pessoas erram em planejar um layout (aparência do blog) com muitas animações, muitos desenhos, e coisas que fazem o blog parecer uma coleção de toys online, mas isso às vezes faz com que o leitor preste mais atenção no layout do que no conteúdo em propriamente dito, por isso use elementos mais suaves, e quanto mais minimalistas o seu blog for melhor, pois o leitor não terá distrações desnecessárias quando entrar no seu blog.

O ideal é que a página principal tenha o mínimo de postagens, pois o leitor ao entrar no seu blog, não vai precisar ficar rolando a página para conseguir visualizar todo o corpo do blog, caso tenha outros elementos como links para outros blogs, rádio online, plug-ins externos coloque-os em uma barra ao lado, mas tome cuidados com as medidas, pois o ideal é que não precise rolar a página nem para esquerda nem para a direita. Isso deixa o leitor cansado e um leitor cansado é um cliente insatisfeito.

Existem temas completos que já veem prontos, caso queira somente utilizar a organização é só alterar o código do tema, neste caso a melhor maneira é dar uma estudadinha antes, pois geralmente são bem complexos, alguns só podem ser usados de maneira completa se forem configurados antes, mas de certa forma não é muito complicado existem tutoriais na web.

layout

Esquema de Layout (Feito no Power Point)

Usando a rede.

Pensado o tema do seu blog, escolhido o nome, e decidido o a cara que ele terá é chegada a hora de elaborar uma forma das pessoas conhecerem o seu produto, fazer a imagem de um produto seja um blog, seja um carro, seja um conjunto de prédios basicamente não é fácil mas de feito de uma forma bem planejada se torna simples, claro que se estamos pensando em um blog para ganhar dinheiro a questão é mais complicada, mas se estamos fazendo tudo somente por hobbie, então não precisamos de tudo isso, bem mas analisando todos os casos no inicio a resposta sempre é só estou fazendo isso para passar o tempo, e o tempo passa ai quando vemos que esta indo é que resolvemos dar inicio a um projeto mais serio.

Mas basicamente é o mesmo processo, ter a cara na web requer alguns cuidados já que temos muitas informações em um tempo muito pequeno, e vista por muitas pessoas o ideal é saber exatamente o tipo de produto que se tem e de que esta sendo tratado, se você tem um blog sobre música temos, por exemplo, o SoundCloud que pode ser integrado com o Facebook, onde você pode ter um perfil que integra-se com o Twitter, usado para compartilhar link com um micro texto, somente com estes três serviços você pode planejar uma publicidade muito grande, mas se você quiser ir mais longe pode por exemplo usar sua webcam e criar vídeos que serão vistos pelo Ustream.TV e pelo Youtube, no caso do Ustream você pode fazer vídeos ao vivo, ter um programa na web, gratuitamente.

A questão é planejar o uso destas redes, de forma coesa e que possa atingir o máximo de usuários possível, criar uma agenda de postagens é uma forma bem simples para que seu tempo não seja sobre carregado, e que quando tiver alguma postagem ela seja interessante e que não seja simplesmente para que o blog tenha um post, afinal leitor gosta de conteúdo e não quantidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.