24/01/2009

Criando um Podcast

Antes de mais nada, vamos aprende o que é postcast:

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps, etc...) pela Internet, através de um Feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automatico do conteudo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. Fonte: Wikipédia




Para você que deseja criar um Podcast, aí vai um simples resumo de como fazer um:
1º - Antes de tudo escreva em um editor de texto o assunto, quem vai ser o entrevistado, um pouco do perfil do entrevistado, perguntas, recados e tudo que vai ser trabalhado na gravação, assim você faz um Podcast bem elaborado, nada de improvisações.Defina sempre seu tema, público-alvo, formato e duração de seu podcast. Isso é o básico!
2º - Agora precisamos de alguns equipamentos básicos instalados no seu PC, com uma conexão com a internet, um microfone, um software para gravação e edição de áudio: como o Audacity (http://audacity.sourceforge.net) ou algo mais profissional como: Sound Forge (http://www.sonycreativesoftware.com/soundforge).
3º - Depois de instalado os programas e equipamentos conectados, vamos a gravação, faça tudo tranquilo, sem se preocupar tanto com o tempo e com os erros, depois é só editar, retirando os tais erros, colocando alguma vinheta inicial, e tudo mais...Salve em .mp3, mas cuidado, não salve em tão baixa qualidade.
4º - Salve seu Podcast em duas formas:- .MP3 -> Para colocar no player no post do seu blog;- .ZIP -> O áudio compactado em formato .zip para download. Não vai diminuir o tamanho do arquivo, porque .mp3 já é um arquivo de áudio compactado, só vai facilitar o download.
5º - Salve o .zip em algum servidor para disponibilizar para download. Exemplos:- 4shared- Google Pages
6º - Salve o .mp3 em algum servidor que vai fornecer o link direto para o áudio, sem mudar a terminação .mp3. Exemplo:- Google Pages
7º - Coloque seu podcast em um reprodutor. Indico um widget bem bacana, clique aqui e veja. Se tiver dificuldades veja a postagem que fiz ensinando como fazer.
8º - Faça sua postagem com o player e o link para download.
Se você preferi publicar fora seus podcasts, sem nenhuma dificuldade, conheça o PodcastOne, um site brasileiro que publica, divulga, cria o RSS, e tudo mais, basta você cadastrar e gravar!Pronto! Seu podcast está no ar!Espero ter ajudado, caso tenha algumas dúvidas aconselho alguns sites ensinando também como fazer sua gravação:

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.