07/01/2010

Divulge seu blogue diretamento dentro do Orkut

 

A Google está investindo no Orkut para ser a opção de rede-social dos internautas, em oposição ao FaceBook. Até já mudou o layout, criando um “Novo Orkut” que alguns já têm acesso por convites. Faltava algumas integrações com outros serviços da própria Google e parece que estão resolvendo isso. Agora é possível compartilhar seu blog e ser “promovido” pelos amigos. Um novo API que adiciona um botão de compartilhar o blog direto no Orkut de quem clicar, usando o novo recurso chamado “Promova”. Funciona tanto no Wordpress, quanto no Blogger. Veja como!

Novidades no Orkut

Uma novidade no Orkut é o “Promova”. É um recurso muito simples em que você envia para todos os seus amigos de Orkut, uma mensagem que fica na barra lateral direita (como um anúncio) e que as pessoas podem re-promover para a própria lista, propagando a sua informação. Quando você entra nas informações completas de seu perfil no Orkut, há um novo link no menu do lado esquerdo: “Promova” (como ilustra a imagem):

promova-orkut

E você pode criar o que quiser e divulgar o que achar melhor, até vídeos do Youtube, imagens, festas, links, sua comunidade. Mas a novidade para blogs não é isso. Você pode adicionar agora um botão em sua página de blog em que o visitante pode clicar e adicionar direto uma divulgação nesse novo recurso. Ou seja, você já sugere, com um único clique, o que seu visitante poderá ajudar a promover de seu blog. Quer testar? Clique no botão abaixo e veja o resultado.

Você pode adicionar esse botão em qualquer parte de seu blog e quantos desejar, com várias divulgações e deixar à disposição de seus visitantes para clicarem e ajudarem a divulgar e promover o seu blog ou conteúdo diretamente no Orkut e conseguir com isso mais visitas.

Como promover o Blog no Orkut.

Esse novo recurso é bem simples, mas é experimental e pode sofrer mudanças ainda. Consiste basicamente em adicionar um botão na sua página (pode ser na barra lateral [sidebar] dentro de um elemento de página [gadget] por exemplo). O visitante clica e é automaticamente direcionado para a janela que adiciona uma nova “promoção” sendo enviada para todos os amigos dele e podendo ser replicada por que ver.

Vou mostrar a seguir um código básico e depois visite a ajuda oficial para saber como fazer variações e usar todos os recursos disponíveis. O código é o seguinte:

<div id="orkut-button"></div>
    <script type="text/javascript" src="http://www.google.com/jsapi"></script>
    <script type="text/javascript">
      google.load('orkut.share', '1');
      google.setOnLoadCallback(function() {
        new google.orkut.share.Button({
          lang: 'pt_BR',
          style: google.orkut.share.Button.STYLE_REGULAR,
          title: 'Um_título_qualquer',
          summary: ('Escreva_uma_descrição_para_o_conteúdo_que será_divulgado'),
          thumbnail: ('URL_de_uma_Imagem'),
          destination: 'URL_do_Blog_ou_conteúdo_desejado_para_divulgar'
        }).draw('orkut-button');
      });
    </script>

Só modifique o que está destacado de vermelho. Como citado antes, as modificações mais avançadas você pode ver na ajuda oficial sobre o recurso.

Adicione esse código onde quiser, até dentro de um artigo e você pode criar quantas promoções desejar. Quando seu visitante clicar no botão de “Compartilhar” no seu blog, ele é direcionado para uma janela onde vai incorporar isso na lista e todos os amigos dele no Orkut verão, podem eles mesmos replicarem para suas listas. Quanto mais gente ver e gostar, mais longe seu “Promova” irá e mais visitas seu blog terá.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.