20/02/2010

II Conferência Nacional de Cultura

Ministro da Cultura dá posse à Comissão Organizadora Nacional da II Conferência Nacional de Cultura

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, deu posse à Comissão Organizadora Nacional da II Conferência Nacional de Cultura, nesta quinta-feira, 04 de fevereiro, no Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro. Integram a Comissão membros representantes das 39 entidades responsáveis pela organização da Conferência, entre elas: o Ministério Público Federal, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Nacional de Juventude, Ministério da Justiça, Ministério das Relações Exteriores, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Sistema CNI/Sesi/Senai, e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
O ator Paulo Betti.
O ator Paulo Betti.
Tadeu de Pietro, da Funarte
Tadeu de Pietro, da Funarte
Roberto Peixe, do MinC
Roberto Peixe, do MinC
Jandira Feghali e Silvana Meireles
Jandira Feghali e Silvana Meireles
Ministro Juca Ferreira
Ministro Juca Ferreira
Sérgio Mamberti, da Funarte
Sérgio Mamberti, da Funarte

Em sua fala, o Ministro Juca Ferreira lembrou a importância da participação direta da sociedade, que precisa ser ouvida quando forem elaboradas as políticas públicas de Estado. Ressaltou ainda, que a próxima etapa de desenvolvimento social brasileiro passa pela distribuição do acesso a cultura e a educação de qualidade.

Estiveram presentes no evento, realizado na Representação do Minc, no Rio de Janeiro, sob o comando do Professor Adair Rocha, autoridades e artistas, entre eles, o ator Paulo Betti e a Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais, Jandira Feghali.

Os números da Conferência

Na sua primeira edição, a Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu em 2005, 1.192 municípios realizaram as suas Conferências, o que representou 21,42% do total das cidades brasileiras. Nesta segunda edição, nas etapas municipais e estaduais, observou-se um significativo avanço no processo participativo, uma vez que, de agosto a outubro de 2009, aconteceram 3500 reuniões, ou seja, mais da metade do total dos municípios do País estiveram envolvidos.

(Flávia Lacerda. Fotos de Jurandréia Santos.)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.