22/11/2010

UH!zine na cobertura do Festival Calango 2010

22
A oitava edição: Festival Calango 2010 - Em Todos os Lugares
Um dos maiores representantes do gênero independente, Calango apresenta nova temática no fim de novembro
"Cultura livre ligada em rede" - esse foi o slogan que vem apresentando o Festival Calango de Artes Integradas há alguns anos. E e a proposta era fiel: nos seus três dias de festival, além dos palcos, o Calango se preocupava em oferecer a todos amostras de outras vertentes artísticas: teatro, dança, moda, artes visuais, literatura, fotografia, entre outras, procurando democratizar tanto o produto final quando o processo da produção. Agora, o evento traz em seu novo slogan a sua proposta: Em todos os lugares.
O que isso significa? Que estamos caminhando para ocupar mais espaços. Físicamente quer dizer que o Calango, que é apresentado pela Petrobras através do Programa Petrobras Cultural com apoio da Lei de Inventivo à Cultura do Governo Federal, agora segue modelos de festivias internaiconais como o South By Southwest e realiza uma semana mais intensa de atividades, produzindo shows a partir de terça feira em vários espaços culturais, ou seja,   shows acoontecerão em pontos diferentes da cidade simultaneamente, chegando a ter 3 temáticas diferentes por noite.
Outra novidade no formato é que o Festival assume um ar diferente, já que agora os três dias finais - 26, 27 e 28 de novembro - ele acontece na Praça das Bandeiras, possibilitando assim atrações artísticas que dialoguem melhor com o ar livre, entre outros pontos.
Virtualmente, estar em todos os lugares singnifica que vamos abrir mais ainda o código, promovendo oficialmente a Cobertura Colaborativa nesta edição. O MIC - Mídias Integradas Cuiabanas assume toda a comunicação em parceria com a Próxima Cena, gestora do audiovisual, e assim convocar veículos locais e nacionais para testar um modelo mais dinâmico de assessoria, cobertura e divulgação.
Então, em 2010, O festival convida novamente jornalistas, produtores e artistas independentes para que, durante os três dias em que acontece na Praça das Bandeiras, esses novos rumos da produção cultural sejam discutidos.
Calango volta a receber cerca de quarenta bandas e outras dezenas de atrações artísticas, fazendo assim parte da cadeia nacional de festivais independentes que fazem circular mais de mil bandas, o que alimenta uma cadeia produtiva formada por selos, produtoras, gravadores de médio e pequeno porte. Esta é a nova lógica da música brasileira e o Calango representa Mato Grosso nesse modelo.
Apesar das inovações, o festival mantém outras tantas características que o fazem único. ALém das 18 horas de música que serão apresentadas nos três dias de festival, há também as etapas preliminares, como o Calango na Escola (04 a 08/10), as Prévias Seletivas (30/10, 06, 13 e 20/11), Calangol (21/11), Calango na Mesa (24 e 25/11) e a Semana Calango de Artes Integradas (22 a 25/11).
Inscrições
O Festival abre oficialmente suas vagas em outubro, via Toque no Brasil, mesmo sistema usado por dezenas de festivais no começo do ano durante o Grito Rock América do Sul. Além disso, as bandas da região podem pleitiar uma vaga via Prévias seletivas, que acontecem nos quatro finais de semana antecedentes ao Festival. Você consegue ver bandas que já foram analisadas no site do Espaço Cubo.
Abrafin, Circuito Fora do Eixo e Congresso Fora do Eixo
Outra característica marcante do Calango e de muitos festivais independentes de renome nacional é não se prender a uma programação musical. Integra-se às atividades o Plasticalango, Língua de Calango, Calango na Escola, Calango Encena, Calango In Vídeo, Calango Verde e o Comunicalango. Programas com focos em segmentos da cultura, as Artes Visuais, a Literatura, o Teatro, o Audiovisual e outros, compreendendo assim todas as facetas da cultura jovem e urbana mato-grossense. E foi de uma das atividades citadas que surgiram dois grandes pilares da cena independente brasileira: a Abrafin - Associação Brasileira de Festivais Independentes e o Circuito Fora do Eixo.
Durante as discussões do Calango na Mesa de 2005 foi percebida duas necessidades: a de formar uma associação que compreendesse os festivais independentes brasileiros, que aglutinaria os grandes eventos do país em uma entidade e que possibilitasse o compartilhamento das tecnologias além de evidenciar a força da nova cara da música brasileira proveniente destes grandes festivais, objetivando a otimização dos trabalhos de cada estado. Também a elaboração de um calendário anual, o fortalecimento do segmento para a captação de recursos públicos e privados e também a melhor visualização do tamanho desta efervescente cadeia produtiva.
A segunda era a organização de um movimento que possibilitasse avanços na produção de conteúdo, qualificação da distribuição dos produtos ligados à música e um aumento qualitativo na circulação de músicos e produtores pelas mais variadas regiões do país. Três meses depos de dois dias intensos de debate sobre as questões e novos encontros pós Calango com produtores e outros interessados, as duas entidades nasceram oficialmente. Essas duas instâncias já então constituídas reunem-se periodicamente desde 2006 e à partir de 2008 no Congresso Fora do Eixo, que teve sua primeira edição no Calango.
A primeira edição do Congresso Fora do Eixo foi realizada com o intuito de debater o Programa Fora doEixo de Música Independente 2008. As discussões referentes ao Congresso circundaram por temas diversos como distribuição (selos e distribuidoras), Economia Solidária (Moedas Complementares), Comunicação (Mídias Independentes), Circulação e intercâmbio Cultural (festivais, casas de shows, feiras), Agência de bandas (Produção e sustentabilidade artística). Já contou com representantes de mais de 15 estados brasileiros. Este ano o Congresso será sediado em Rio Branco (AC), na semana anterior ao Festival Varadouro.
Assim fica provado que o Calango, além de ser responsável por trazer boa música e dissiminar o conceito de artes integradas, também abre espaços para o debate critico dos cenários, sendo assim um campo propício para marcos históricos do cenário da cultura alternativa no país.
Parcerias
O Festival Calango é realizado pelo Espaço Cubo.  Recebe Patrocinio Master da Petrobras através do Programa Petrobras Cultural e a parceria com o Toque no Brasil, Circuito Fora do Eixo, Papelaria Rodarte, Restaurante KG, CUFA MT, MIC - Mídias Integradas Cuiabanas e Próxima Cena.
Assessoria de Imprensa - Festival Calango 2010
Dríade Aguiar e Ney Hugo - Espaço Cubo
(65) 8135 4837 | (65) 9606 8340
MSN: driade@live.at, nhugo_@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.