20/12/2010

Dilma chama Irmã de Chico para o Ministério da Cultura

Ana de Hollanda no MinC é vitória de grupo petista

Por Renato Rovai
3[1]
O grupo do PT ligado ao ator Antônio Grassi é o vitorioso com a indicação da artista Ana de Holanda, irmã de Chico Buarque. Durante os últimos dois meses a indicação para o Minc foi a menos badalada mais uma das mais aguerridas. De um lado, o grupo do atual ministro Juca Ferreira. Do outro, o PT. Que tinha várias frentes, mas com protagonismo especial de Grassi. Vários nomes foram testados pelo grupo petista. Desde os mais políticos, como o da senadora Ideli Salvati e do deputado Ângelo Vanhoni, até os de Marilena Chaui, Emir Sader e Wagner Tiso.
 
Até o do escritor Fernando Morais que foi filiado ao PMDB chegou a ser lembrado na bolsa de apostas. A construção de Ana de Hollanda iniciou-se na inviabilização desses anteriores. A queda de braço era contra Juca Ferreira e menos importava que entrasse no seu lugar e mais que seu grupo perdesse não viabilizasse um novo período à frente do órgão.
Este blogueiro sujo conversou há pouco com uma pessoa ligada ao grupo de Juca e com outra que participou das articulações de Ana de Hollanda.Na perspectiva dos que apoiaram Juca, há uma desolação total. A avaliação é a de que muitas das conquistas do período Gilberto Gil e Juca serão abortadas.Os que estão chegando, porém, dizem que isso não procede. Que há críticas sim a forma como Juca Ferreira, em especial, conduziu o ministério, mas que o entendimento é de que antes do governo Lula não havia ministério da Cultura. E de que ele hoje é uma realidade. E por isso não há no grupo que vai assumir a pasta a intenção de enterrar a história construída nesses oito anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.