Planejamento
é fundamental para que um negócio se mantenha e cresça. Por isso, um
dos temas quentes do momento é como unir criatividade e empreendedorismo
para estruturar negócios sustentáveis. Para Erick Krulikowski,
criatividade e empreendedorismo têm uma relação muito forte, mas o que
falta nessa área é um pensamento mais prático, mais voltado ao mercado.
Krulikowski trabalha com o processo criativo tão bem quanto com
planejamento e gestão. Graduado em música, possui MBA em marketing e é
especialista em iniciativas socioculturais. É também sócio diretor da
Setor i, empresa focada em gestão estratégica, administrativa e
financeira para empreendedores, e nos próximos dias 28 e 29 de abril
apresenta com seu sócio Marcus Nakagawa, no Cemec, em São Paulo, o curso
Plano de Negócios Criativos.
Segundo ele, apesar de parecer paradoxal, é o planejamento que vai
possibilitar que a criatividade floresça e que a força empreendedora
seja melhor utilizada. “É muito romântico achar que o processo criativo
não pode estar condicionado a recursos financeiros ou prazos. Alguns
ficam anos e anos no planejamento ou em uma incubação interminável,
enquanto a maioria já sai para as ruas vender o seu produto ou serviço
sem o mínimo de estruturação organizacional, estratégia ou equipes bem
treinadas. O ponto de equilíbrio destes dois tipos de empreendimentos é
fundamental”, explica.
Para que o empreender não perca o foco e tenha uma base para
trabalhar seu negócio criativo, com resposta do mercado, deve criar um
plano de negócios transparente e acessível e, principalmente, deve
entender e incorporar este documento como um guia para as suas
atividades.
E existe diferença entre um empreendedor de negócios criativos e os
demais empreendedores? Para Krulikowski, o empreendedor criativo ou
cultural, assim como o social, tem um direcionamento diferente dos
demais porque é inovador, criativo e extremamente focado na própria
ideia, deixando o dinheiro em segundo ou terceiro plano. “O que importa é
escrever música, encenar ‘aquela’ peça, realizar o filme que está na
cabeça há tempos. O fazer tem uma dimensão simbólica muito forte”.
Já os demais empreendedores geralmente têm um foco financeiro bem
definido: o principal indicador de sucesso, para ele, é o faturamento da
empresa, o lucro. “Assim, o empreendedor criativo tende mais a se
deixar levar pela paixão, e neste ponto ele pode perder a frieza
necessária para pensar em sua ideia como negócio – que deve ser
inspirador, mas também sustentável financeiramente”, explica.
Além disso, o empreendedor de negócios criativos é especializado em
atividades que são diferentes dos mercados de massa e tradicional.
Enquanto os demais empreendedores atuam em segmentos já bastante
pesquisados e conhecidos, os criativos estão vislumbrando novas
oportunidades, mercados ainda não criados, demandas que ainda não
aconteceram.
“Isso muda completamente a maneira de estrutura do negócio, pois não
adianta fazer um ‘copy and paste’ de um plano de negócios de um sabonete
ou de um serviço de consultoria. Por exemplo, como medir alguns tópicos
relacionados a materialidade e estética de uma exposição fotográfica?
Nos resultados destes negócios têm que considerar também o interesse do
público, o crescimento estético e cultural, enfim, vários outros
indicadores além de simplesmente o padrão: lucro.”
Resumindo: o plano de negócios vai traduzir o sonho criativo desses
empreendedores numa linguagem em que a maioria do mercado entende. “Além
disso, o plano de negócios dará uma base financeira para que o
empreendedor possa atuar de uma forma focada buscando também a sua
sustentabilidade econômica pessoal, ajudando a estruturar o pensamento,
estabelecer prioridades e diminuir os riscos. Estima-se que a elaboração
de um plano de negócios já diminui em 60% o risco dele não dar certo,
pois nesse processo transportamos o sonho para a realidade financeira e
administrativa de nossa atualidade – ou seja, colocamos o ‘pé no chão’”,
afirma Krulikowski.
* Clique aqui para ler a entrevista completa de
Erick Krulikowski no site do Cemec, correalizador
deste Empreendedores Criativos..
** Para saber a programação completa e fazer
sua inscrição no curso Plano de Negócios Criativos, clique aqui.
Fonte: Empreendedores Criativos
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