18/08/2009

Re-mecânização de várias palavras " Por OsviraLata "

Por OsviraLata

a tônica do pré lançamento MPB em cuiabá foi: se você chegou aqui esperando algo pronto e acabado tal qual o show business, podemos garantir que veio ao lugar errado: isso tudo é um hapenning, literalmente, um acontecimento tipo façamos nós mesmos, então tudo aqui será construído por todos que aqui vieram.

o espírito livre pegou. nossa concepção ao realizar esse evento foi de que todos participassem desde o princípio, ajudando a produzir o próprio acontecimento, o que quebrou totalmente os padrões dos velhos shows. um show de liberdade e celebração de diferentes modos de expressão.

rolou uma apresentação especial dos alunos do pio toledo, com versões bacanas de músicas de minas gerais (clube da esquina), de mato grosso, de música brasileira, com uma formação de seis violões, flauta doce e vozes, rolou uma roda desom, no meio do salão do clube feminino, quebrando a noção do espaço, criando outros espaços fora do palco italiano, aproximando as pessoas, cantando junto com as pessoas, com os poetas interferindo sempre, enfim, uma performance de abertura que já deu o tom do que seria a noite. mural documentário, com referências de três décadas, dos anos de 1980 até hoje, grupo de teatro popular, do luis carlos ribeiro mandando ver com trecho da peça “mala de fugir”, discursos aleatórios, conversas de pé de orelha, onde ninguém queria discutir mercado (muita gente de saco cheio do predomínio do mercado sobre a arte, sobre a estética, sobre a ética…), onde o espírito de liberdade criativa e colaborativa reinava. e isso foi especialmente lindo.

depois vieram as bandas que fizeram shows memoráveis.

a noite do re mecânica da palavra abriu uma nova janela na perspectiva dos cuiabanos, todos saíram dali com um algo mais no sorriso e na vontade de continuar esse movimento.em setembro faremos outro evento e mais gente se dispôs a colaborar trabalhando para que continue acontecendo e que cresça ainda mais a mobilização. sugestões de muitos indicam que o próximo seja na universidade federal. depois as praças. agora com desconferências e formação de grupos de estudos para aprofundar as questões que permeiam a contemporaneidade, tais como, cultura digital, direito autoral, tecnologias livres, arte e transgressão, cultura e liberdade…

Fonte: OsviraLata

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.