15/09/2012

FBI. Mudando a cena cultural da cidade maravilhosa.

levar o rock ao público e não fazer as pessoas                                                                                                se deslocarem a um ponto específico.

Criado em 2007 pela produtora carioca TDG, o Festival de Bandas independentes (FBI) surge na cena carioca de forma totalmente independete, e chega em 2012 a sua terceira edição, com nada mais nada menos do que 130 bandas participantes o FBI tem duração prevista para quatro meses, de forma intinerante e passará por diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro. Tento como base a  valorização e integralização de artistas da cena carioca, buscando inserir-los dentro do mercado artistico&cultural.

“Com uma taxa de inscrição de baixo custo e a exigência de apenas uma canção autoral no repertório, abrimos a oportunidade para um grande número de bandas, iniciantes ou não”, comenta um dos produtores. O festival será realizado em diversas etapas eliminatórias, a partir de agosto de 2012, com até oito bandas participantes, onde três serão classificadas para a etapa seguintes. Das três classificadas, duas serão definidas por júri técnico e uma por júri popular.

Atuando a 5 anos na cena carioca, a produtora independente identificou grandes dificuldades para o artista em início de carreira: faltam eventos de qualidade, boas casas para se apresentar, apoio financeiro e público. O jurí técnico, é formado por artistas e profissionais da área musical e cultural. Nomes como Da Ghama, Tchello, DJ Cléston, Marcos Kleine, Cícero Pestana, Dicastro, Marília Bessy e Luciano Nassyn integram o time de jurados, chamados de Testemunhas.

A premiação contemplará as 3 melhores bandas, escolhidas na final do festival. Dos diversos prêmios disponíveis, destaque para o contrato de casting com a empresa NOAR Projeção Musical, que gerencia carreiras de artistas, tais como Biquini Cavadão, Ls Jack e Da Ghama.

Dentro do conceito e do objetivo do festival, os eventos do FBI abrirão espaço também para apresentações de outros artistas independentes, como grupos de teatro, pintores, fotógrafos e artistas de rua. O cadastro desses artistas está em desenvolvimento. Qualquer interessado pode cadastrar-se através do email da produção ( producao@fbi.mus.br) ou pelo site do festival.

Como funciona

Serão apresentações eliminatórias semanais em diferentes pontos da cidade. O objetivo é levar o rock ao público e não fazer as pessoas se deslocarem a um ponto específico. Em cada etapa, três bandas são selecionadas para avançar à próxima fase: duas por júri técnico e uma por júri popular.

O que as bandas ganham?

Serão premiados os três primeiros colocados. A banda vencedora garantirá a gravação de um CD com oito faixas, contrato de casting com NOAR Projeção Musical, entrevistas em diversos sites, sessão de fotos e quantia em dinheiro arrecadada durante todo o festival (R$2,00 de cada ingresso).

Inscrições

Qualquer banda com pelo menos uma canção autoral pode se inscrever. A taxa de inscrição é de R$10,00 por integrante. As inscrições vão até 15/6/2012.

Quem está promovendo?

O evento será realizado pela produtora independente TDG Eventos.

Histórico

O Festival de Bandas Independentes surgiu em 2007 com o objetivo de promover, incentivar e fomentar os trabalhos de bandas independentes do gênero rock da cidade do Rio de Janeiro. “Graças ao sucesso das duas primeiras edições e os cinco anos de atuação da produtora na cena independente carioca, a equipe de produção desta 3ª edição acredita na realização de uma grande festa do rock independente na cidade. Queremos valorizar o artista do Rio, a cultura, a história do nosso rock e dar oportunidade para que novos ícones da música possam nascer”, declarou Gustavo Sanna, idealizador da primeira edição.

Links
Contatos
  • Eugênio Telles - 219277-9856
  • Gustavo Sanna - 217876-6682
  • Mel Prutchi - 218646-7303

0 comentários:

Postar um comentário

Leia isto antes de começar a escrever

Todos os comentários dirigidos a este blogue, passaram por moderação, caso o assunto aqui referido não tenha nada a ver com o assunto tratado, este será excluido automaticamente.

Caso este contenha palavras de baixo escalão, ou que de alguma forma venha a corromper a imagem deste não iremos nem mesmo ler, e este será devolvido com o silêncio.

Caso o mesmo seja de cunho provocativo, nós também iremos ignora-lo.

Mas caso este seja acompanhado de boas ideías, nos teremos o imenso prazer de responder com palavras de agradecimento, afinal o UH!zine funciona de acordo com suas vontades!.